Amora e Pitanga

       No final do mês de setembro começaram a germinar duas plantas de frutos pequenos e um tanto quanto ácidos mas ambas muito saborosas: São elas a amora e pitanga.


       A espécie de amora-preta (Rubus ulmifolius Schott) que temos, segundo nossos estudos, é a do tipo “Chester Thornless”. Vindas da Europa e da América do Norte, este frutos levemente ácidos mas muito saborosos são formados na primavera com a maturação ocorrendo no verão. Mas como a Fazenda Faraó não é tão fria quanto o sul do Brasil, nossas mínimas rondam os 16º C no auge do inverno, ela tem dado especialmente na primavera.

       É muito comum serem consumidos frescos ou em forma de geléia. Na Fazenda preferimos comer direto do pé a qualquer hora do dia.
       Já a pitanga-alaranjada (Eugenia uniflora) não temos em grande quantidade, apenas um pé, mas seu fruto é doce e alaranjado como o nome diz. Este pé não é tão disputado quanto o da amora por esta localizado em um local pouco frequentado pela garotada, mas quando estes descobrirem....

       Muito cultivada em pomares domésticos também são muito consumidas frescas e em forma de geléias. As zonas de restinga e do centro-sul do Brasil são onde a maioria das espécies é encontrada.

Nenhum comentário: