Turma de Bambu 2010.2

       Neste mês de setembro, mais uma vez recebemos a turma de Bambu da Puc-Rio do professor Luis Vicente Barros. A turma deste semestre era composta por 12 alunos da aula e o curioso foi o fato de termos 8 estrangeiros. Com gente da Holanda, Estados Unidos, Portugal, Itália, México e França, sem dúvida, foi a turma mais internacional que tivemos até agora.

       Como a fase da lua não estava própria para a coleta no bambuzal, neste fim de semana fizemos o trabalho de avaliação e desmonte das estruturas montadas pelas turmas anteriores. No total, desmontamos o trabalho de 3 turmas que passaram pela Fazenda em outros trabalhos de campo.


       Após o desmonte das estruturas iniciamos a construção de uma geodésica aproveitando os bambus que já estavam coletados. Outro fato curioso foi que construímos esta nova estrutura reaproveitando as cordas que resgatamos ao desmontar as outras estruturas.
   
     Tudo isso programado para que pudéssemos aproveitar toda a infraestrutura e conforto das instalações da Fazenda Faraó.

Descanso antes da volta ao trabalho

       Depois do almoço, iniciamos uma oficina de argila para cobrir uma das faces da geodésica. Iniciamos o processo utilizando outros bambus para criar as estrutura para receber a argila. Efetuamos a mistura de dois tipos de argila e palha. Mesmo após escurecer o trabalho continuou com a luz da fogueira.
 

       Fogueira esta que utilizou os bambus das estruturas e deu início a mais um momento de integração. Ainda mais com um grupo tão heterogêneo como esse que tivemos.


Para ver todas as fotos da o Trabalho de campo, clique aqui.




Nenhum comentário: